2 de nov. de 2015

Natura Esta Flor Rosa - Avaliação


Um segmento de mercado que eu sempre me perguntava se um dia chegaria ao mercado nacional é o da perfumaria comercial exclusiva ou de luxo, que no fundo acaba sendo uma resposta do mercado comercial a perfumaria dita de nicho. Empresas como Cartier, Prada, Guerlain, Dior e Chanel criaram linhas exclusivas e mais luxuosas para atender aos gostos de seus consumidores por esse tipo de perfumaria. E me parecia razoável que algum dia esse conceito chegasse a terras brasileiras. Hoje vejo o que me parece o primeiro passo nesse sentido e não é surpreendente que ele venha da Natura, uma empresa onde inovação sempre esteve no DNA.

Acho interessante que ao criar a linha Esta Flor a marca tenha aderido aos códigos desse tipo de coleção - mesmo frasco para todos os integrantes da linha, frascos elegantes e relativamente simples e temas focados em determinadas notas relativamente conhecidas. Ainda sim ao fazer isso a marca ofereceu um produto com um preço que se não é barato é bem razoável para o tipo de perfume de luxo que a empresa deseja criar. Tendo em mãos, você percebe claramente que há uma coesão entre design proposto e aroma: o frasco, assim como o perfume, é um bloco elegante, límpido e sofisticado e a embalagem apresenta uma versão artística em raio-x da rosa. Na essência, é como se a marca analisasse o raio-x do aroma da flor e o interpretação de forma elegante, minimalista e sofisticado, num equilíbrio entre difusão e intensidade do aroma.

A Rosa não é à toa a rainha das flores, sendo uma das que possui o perfil aromático mais complexo na natureza, com alguns aroma químicos presentes em grandes quantidades e outros que aparecem em traços mas são essenciais para a identidade dos diferentes tipos de rosa. Em Esta Flor Rosa, o tipo escolhido para o conceito é a Rosa de Damasco, mas a marca poderia ter mantido a associação, se quisesse, com a alma da rosa em si. Ainda que seja possível perceber o aspecto mais licoroso e encorpado da Rosa de Damasco, ele é apresentado de forma delicada, equilibrado com o lado mais verde da flor. O aspecto mais anti-séptico e um pouco ácido das rosas é mantido de fora desse acorde, substituído por uma saída um pouco frutal e especiada, como se misturasse toques de framboesa (ou alguma outra fruta silvestre) e pimenta rosa. De fundo, percebe-se um base com nuances de musk, incenso e madeiras sustentando o acorde de Rosa sem retirar o foco da flor.

Esta Flor Rosa consegue criar o tipo de floral delicado e de boa presença que a marca tentou o ano inteiro na perfumaria feminina - e que na minha opinião só obteve sucesso com esse lançamento atual. É uma Rosa moderna, perfeitamente relacionada com a interpretação soliflore proposta pela marca e alinhada com a apresentação do produto. É um interessante novo caminho para a empresa, que se administrado da forma correta pode ser um grande sucesso.

UPDATE: a minha amiga talentosa Luciana do Floral e Amadeirado escreveu uma belíssima resenha dele. Vale a pena conferir!

http://www.floraleamadeirado.com/2015/12/resenha-esta-flor-rosa-natura.html

Nenhum comentário: