10 de mai. de 2016

Natura Ekos Flor du Luar - Avaliação


Desde o ano passado eu tenho visto a Natura patinar bastante no processo de renovação da sua linha feminina. Apesar da disposição em renovar seu portfolio e investir em novos perfumes, boa parte do que a marca lançou em 2015 se mostrou ser na prática composições apáticas e medíocres, de performance baixa e preço não condizente com o entregue. Tirando a Linha Esta Flor e as edições limitadas do Luna Rosé e Una Intenso, os perfumes femininos avaliados pela Natura mostraram-se incapazes de ajudar a empresa a ficar mais próximo da sua meta, a de reconquistar a liderança do mercado nacional. Por isso o investimento e certamente a expectativa  com Ekos Flor do Luar foram igualmente altos.

Com a nova criação da linha que preza por ativos nacionais de uso inovador do mercado de perfumaria e cosméticos a marca tenta e consegue com sucesso criar um perfume que tem toques de inovação, criatividade no conceito e apelo popular, seja no aroma como um todo ou na faixa de preço em que a marca quer posicionar Ekos Flor do Luar. Foi uma combinação de fatores que estavam ausentes nos lançamentos anteriores da marca.

Primeiramente, Ekos Flor Do Luar tem uma história para contar e ela é transmitida de forma eficiente pela empresa, mesmo que seja por meio da criação de uma fantasia. A marca se utiliza de ativos explorados anteriormente (Priprioca, Pataqueira, Copaíba) para capturar o conceito de uma flor de cacto amazônico que floresce apenas uma noite por ano e que é conhecida pelos biólogos por ter um aroma bem marcante, a flor do luar. Aqui estamos em um terreno de fantasia e abstração, visto que a extração e operacionalização do oleo essencial de tal flor seria inviável e provavelmente colidiria com a estratégia biosustentável da marca. Porém, com a ajuda de técnicas modernas de captura e análise de cheiro é possível entender e reproduzir o aroma de tal flor.

A primeira vista Ekos Flor do Luar não me chamou a atenção, o que me levou a rotulá-lo rapidamente como uma variação do chypre floral moderno do Misteriosa Pataqueira. Porém, o cheiro na pele é bem mais interessante e complexo e considerando a faixa de preço do produto (o que limita certamente o valor da fórmula), Ekos Flor do Luar é uma criação muito bem elaborada. Seu cheiro floral poderia cair em algo caricato, um floral branco gigantesco, doce e enjoativo, porém há um equilíbrio do começo ao fim da composição. Ela se inicia com o aspecto chypre moderno mais evidente e algo um pouco cítrico e que remete a lavanda. Em pouco tempo porém é possível perceber um aroma floral abstrato que oscila entre um Jasmim mais adulto e seco no aroma, uma leve sugestão do cheiro das pétalas de rosa e um floral mais verde que me remete um pouco a um acorde bem composto de lírio do vale. Há uma parte mais adocicada, vanílica e com tons de coumarina atuando de pano de fundo no aroma, porém sem se destacar ou dar um aspecto doce a composição. A base em vez disso mostra um aroma almiscarado, um pouco resinoso, amadeirado e com um leve quê powdery que remete a cheiro de lápis. É certamente um aroma de nuances e de equilíbrio entre essas nuances.

Apesar da marca classificá-lo como um floral de uso noturno, a não ser que você more no Brasil nas regiões mais úmidas e de calor constante é possível usar Flor do Luar tranquilamente durante o dia. Diferente de muitos dos perfumes lançados ano passado, a composição mantém a intensidade do cheiro praticamente constante e não se mostra decepcionante passado a fase inicial. É um produto muitíssimo satisfatório em todos os pontos de vista e é o tipo de criação que a marca deve continuar a investir para conquistar mais clientes e recuperar a liderança.

Nenhum comentário: