25 de abr. de 2016
L'Acqua di Fiori Hit - Avaliação
Sempre gosto de fazer um rápido tour por todas as amostras que consigo de uma determinada marca para ter uma ideia do que me espera. É uma forma de criar uma rápida imagem mental do que se irá testar ao longo tempo e ver se é possível identificar alguma identidade peculiar na marca. E ao fazer esse processo com a brasileira L'Acqua di Fiori me surpreendi com muitas criações, mas em especial com um dos seus clássicos e grandes sucessos, Hit.
Eu particularmente penso ser um erro muito grande do ponto de vista da herança da marca o que ao longo do tempo outras integrantes do cenário nacional fizeram, a de descontinuar perfumes amados, com público fiel e que fizeram de empresas como a Natura e o Boticario o que são hoje. É certo que várias dessas criações foram inspiradas em sucessos internacionais em um momento onde as fronteiras de importação eram fechadas pela absurda taxação, mas deveriam ter sido mantidas como parte da nossa herança e interpretação do que acontecia na época.
HiT ao que tudo indica não foge dessa característica de outras empresas fundadas na década de 80. O que é interessante é ver em HiT que o fenômeno da cópia/inspiração preserva a ideia original de um perfume, mesmo que uma escala diferente, em caso da ideia original ser descontinuada ou a firma que o produzia simplesmente ir a falência. No caso, ao que tudo indica HiT é um nome críptico para Heure Intime da Vigny, empresa também de história e origem crípticas.
Considerando o estilo de perfume de HiT e a época de lançamento de Heure Intime, acho bem provável que a inspiração seja verdadeira e é quase um milagre que esse tipo de perfume ainda seja produzido por uma empresa nacional. Criações aldeídicas orientais com esse apelo retrô viraram peças de coleções de nicho, exclusivas ou parte do legado de marcas como a Chanel e Guerlain. É um estilo sofisticado que demanda um pouco mais de compromisso do consumidor ao provar e entendê-lo, algo na direção oposta da abordagem mais fast-food que vemos na perfumaria hoje.
A primeira impressão que HiT me passa é a de limpeza com muita elegância. A concentração deo colônia da ideia faz com que os aldeídos e a parte cítrica sejam bem delicados e limpos, brilhantes, um estilo que pode até apontar inicialmente para a beleza do clássico Chanel No 5. Porém o que vem logo em seguida é tipicamente Guerlain e me remete imediatamente a parte central de L'Heure Bleue e Apres L'Ondee, uma combinação tons de anis, heliotropina, iris e flor de cravo. HiT soa sofisticado, quente e redondo como um Guerlain nesse momento, o que me faz pensar talvez que a ideia original, Heure Intime, tenha bebido diretamente da fonte das ideias tanto do Chanel No 5 como do Apres L'Ondee da Guerlain.
O Único senão talvez é que HiT soa um pouco etéreo para o estilo de perfume que ele reproduz, o que até dá certo para um clima quente como o nosso mas que deixa um desejo de algo que entregue de forma mais intensa sua beleza.Nada que não possa ser resolvido, é claro, com uma perfumação abundante de seu maravilhoso cheiro.
Postado por
Henrique
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Heure Intime,
Hit,
L'Acqua di Fiori
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário