Sobre o Autor: Daniel Barros é proprietário da Ego In Vitro - consultoria olfativa que ajuda pessoas a encontrar perfumes de acordo com seu estilo e personalidade. Também é perfumista independente, especialista em perfumaria e autor dos livros "202 Perfumes Para Provar Antes de Morrer - Edição Masculina", "303 Perfumes para Provar Antes de Morrer - Edição Feminina" e "1001 Perfumes - O Guia COmpleto". O Daniel pode ser acompanhado pelo instagram Fragcoach
O conceito de pirâmide olfativa trifásica (notas de topo/saída, corpo/coração, base/fundo) foi criado pelo perfumista Jean Carles (1892-1966) para ilustrar os diferentes pesos e taxas de volatilidade de cada ingrediente e ensinar novos perfumistas a compor uma fragrância bela e harmoniosa, com boa evolução e desempenho.
A evolução é importante porque dá vida ao perfume. O desempenho, tanto em termos de projeção/silagem como fixação/longevidade, depende da interação entre os ingredientes.
Hoje uma pirâmide olfativa é ao mesmo tempo uma ferramenta de marketing e pedagógica essencial para o consumidor, mas que precisa ser interpretada com cautela.
Algumas observações para se ter em mente:
1- A pirâmide dá apenas uma ideia do cheiro; não há como saber o peso de cada uma das notas e como interagem.
2- A evolução não é matemática; notas de base podem dominar a saída e notas de saída podem sobreviver até o dry-down.
3- As notas divulgadas numa pirâmide olfativa na maioria das vezes não são ingredientes (p. ex. frutas são sintéticas).
4- Algumas notas como couro e âmbar são na verdade acordes e requerem diversos ingredientes que não são citados.
5- Por outro lado, um óleo essencial de vetiver indonésio pode acrescentar uma nota de tabaco, dispensando o uso de tabaco.
6- Nem todas as notas de um perfume são divulgadas; as polarizantes (p. ex. coco e menta) muitas vezes são omitidas.
7- Notas podem ser omitidas quando de fato não trazem informação relevante e só causam distração.
8- "Contém absoluto de" não significa que a nota é produzida só com naturais; pode ser 1% da composição da nota.
9- Não faz sentido usar a pirâmide olfativa para convencer uma pessoa de que a nota que ela sente "não existe".
10- Cada pessoa tem seu sistema límbico; não adianta tentar convencer que X é mentolado ou Y tem zero doçura.
Espero que as observações acima possam ajudar você a aprimorar a sua seleção na hora de comprar um perfume (imagem: Phebo).

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