10 de ago. de 2021

Mahogany Pimenta Rosa e Cedro - Avaliação do Perfume


Fragrância enviada pela empresa para avaliação. Produto disponível para compra no site:

Avaliação em vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=upnAOdMJzTM

A Mahogany pode ter seguido uma divisão de gêneros para sua coleção de nicho porém de maneira geral os perfumes que são lançados se enquadrariam perfeitamente numa categoria unissex. Há apenas duas fragrâncias que fogem a essa regra, talvez mais pelo perfil olfativo ser associado a um público específico. É o caso da fragrância Pimenta Rosa e Cedro, que tem grandes chances de fazer sucesso com os homens.

A marca continua a narrativa do protagonismo das matérias-primas e um encontro de sinergia e contraste entre elas. Aqui temos o perfil sedutor da pimenta rosa em contraste com a assinatura amadeirada e forte do cedro. Complementam a fragrância notas cítricas na saída, elementos florais na evolução e notas amadeiradas e musk no fundo.

Ainda que seja um excelente perfume Pimenta Rosa e Cedro é o mais fraco da linha. Seu aroma é familiar, inclusive a uma outra fragrância que a marca já lançou, o perfume Americas Mahogany. Ambos são da mesma perfumista, Fanny Grau, e parecem variações da mesma ideia ou do mesmo projeto, o que tinha parte do brilho dessa composição.

Aqui a marca parece ter mantido o mesmo pano de fundo amadeirado rústico do Mahogany, apenas mudando o tipo de pimenta. Ainda sim falta mais evidência na pimenta rosa, que possui um aroma terpênico e levemente frutado muito característico. Ela é discreta aqui, sendo mascarada pelos elementos cítricos.

As notas de corpo também não são exageradamente florais e podem até assustar aos desavisados. Não há muita rosa, gardênia ou ylang e o que predomina mesmo é o pau-rosa, chamado de rosewood aqui. Poderia ter sido listado até mesmo lavanda em seu lugar, visto que dele é trazido apenas o frescor aromático que a lavanda e o pau-rosa compartilham.

O Aroma rústico e seco do cedro já é evidente logo de cara mas se torna a identidade da fragrância nas notas de fundo. Nesse momento é que fica ainda mais perceptível a semelhança com outra fragrância, trazendo um aroma amadeirado seco que ganha nuances terrosas e "achocolatadas" de patchouli e um toque de musk. De maneira geral a diferença nessa fragrância está nos detalhes, o que a torna redundante dentro do catálogo da marca. Talvez dentro de outra coleção isso não seria evidente mas com um trabalho tão bem feito e forte isso facilmente se destaca nesse caso.