2 de set. de 2021

Comme des Garcons Black Pepper - Avaliação do Perfume


Agradecimento especial à Kenia Ferreira, que me enviou uma amostra dessa fragrância e me apresentou a marca. Encomendas podem ser feitas com ela pelo instagram: https://www.instagram.com/kenia_kfparfum/

Para mim BlackPepper é um perfume que decepciona tanto pela temática da pimenta preta como pela marca que o lança, a Comme des Garcons. Em qualquer outra marca esse seria um excelente perfume, principalmente na perfumaria comercial. Entretanto para uma temática de pimenta preta e para a Comme des Garcons a criação deixa a desejar.

A ideia aqui é explorar o fascinante aroma da Pimenta Preta - uma especiaria que possui em si um aroma complexo com nuances cítricas, defumadas, torradas, frescas e amadeiradas-afiadas. É um território perfeito para uma marca cuja a história excêntrica e ousada a destaca entre as melhores da perfumaria de nicho.

O problema é que BlackPepper chega tarde e seu aroma não é mais inovador e ousado. O minimalismo aqui já está executado à exaustão e não há nada de novo na saturação do cashmeran, material que mesmo que não esteja listado na pirâmide olfativa confere o lado mineral, úmido e aveludado ao aroma.

Black Pepper traz por breves momentos o lado mais torrado e afiado da pimenta para depois seguir a rota mais segura. Um aroma cítrico surge seguido por uma evolução linear onde bastante musk é combinado ao aroma aveludado do cashmeran se passando por patchouli. O Cedro parece ser claramente Iso E Super, a Tonka confere um aroma fresco e herbal e o Oud se não fosse listado não faria diferença. É tudo muito comercial, agradável e comportado - a antítese do que a marca realmente é.