1 de dez. de 2021

Perrella & Perfume Diptyque Orphéon - Avaliação do Perfume

 

Celebrando 60 anos em 2021 mostra o como a Diptyque foi uma das pioneiras no que chamamos hoje de perfumaria de nicho. A marca sempre esteve conectada em contar sua história por meio de viagens, sejam viagens ao desconhecido da perfumaria, memórias de viagem de seus fundadores ou viagem ao próprio universo da marca. Orphéon é o terceiro tipo de viagem, inspirando-se em um bar de mesmo nome que é localizado perto da boutique da marca em 34 Saint-Germain Boulevard.

Similar a outros perfumes celebrativos da marca, Orphéon tenta reconstruir a atmosfera onde os três fundadores da marca costumam se encontrar para vir com idéias criativas. Talvez isso explique o motivo pelo qual o perfume em si parece mais uma coleção de aromas familiares do que uma presença olfativa distinta e reconhecível. É como se Olivier Pescheux tivesse criado uma aura, um ambiente onde diversos tipos de fragrâncias interagem e formam entre si uma identidade reconhecível em si mesmo.

Orphéon começa verde e fresco, como que trazendo a princípio a presença dos perfumes aromáticos e fougeres que habitam esse local. Logo temos a presença do toque atalcado, seja pela maquiagem das frequentadoras ou pelos elegantes perfumes atalcados que elas usam. O jasmim é fresco, brilhante, mais desconstraído e querendo se divertir do que prezando em ser sensual. Traços esfumaçados de tabaco pairam a composição, remetendo aos possíveis fumantes no ambiente. Por fim temos um aroma amadeirado mineral e úmido que sugere cedro e ao mesmo tempo cashmeran, como se trouxesse um denominador em comum entre os diversos perfumes das pessoas presentes nesse ambiente. A tonka complementa com uma doçura esperada das fragrâncias que pairam no ar.

Orphéon é interessante mais pela maneira como evoca uma atmosfera e conta uma história do que pelo perfume em si. Eu sinto falta nele justamente de uma identidade, de um ponto de vista que me diga mais sobre quem usa e a história. É uma observação interessante do ambiente e a interação de seus aromas mas não é algo que eu me vejo fazendo parte ativa do ponto de vista olfativo.