Agradecimento a minha amiga Soraia do canal Soraia Martins - Cores e Aromas. que me forneceu decant dessa fragrância para análise.
Um dos lançamentos recentes da Collection Privée, Vanille Diorama é interessante por ser um gourmand que advém de fato de uma reprodução de uma misteriosa sobremesa associada à marca Dior. O nome de tal sobremesa era Vanille Diorama, foi feita especialmente para Christian Dior e consistia de criar algo sofisticado a partir de uma receita simples: sorvete de baunilha, chocolate meio amargo, suco de laranja, suco de limão e açúcar.
Para a reprodução aromática dessa misteriosa sobremesa a Dior foca em criar uma textura suculenta, deliciosamente gourmand e equilibrada. Tal qual a sobremesa Vanille Diorama parece simples, mas seu segredo está na sofisticação dos ingredientes, na expertise da combinação, nas texturas que são criadas. O resultado final é envolvente e viciante de se sentir.
As notas cítricas de Vanille Diorama centram-se na laranja, em trazer a doçura de seu sulco desprovido de acidez. A ela é combinado o aroma doce e açucarado do rum e um leve toque amendoado de tonka, criando uma saída que remete um pouco ao delicioso Tonka Imperiale. Conforme evolui uma baunilha licorsa, macia e cremosa vai tomando conta, combinada a um leve toque meio amargo de cacau. Patchouli ajuda a suportar a textura de chocolate meio amargo e eleva também o aspecto amadeirado cremoso do sândalo na base. Não há nada inovador ou diferente em Vanille Diorama, entretanto a execução impecável e harmônica de cada ingrediente e cada fase é o que o torna especial.