25 de jul. de 2021

Tom Ford Tubereuse Nue - Avaliação do Perfume

 

Agradecimento especial à Kenia Ferreira, que me enviou uma amostra dessa fragrância e me apresentou a marca. Encomendas podem ser feitas com ela pelo instagram:



A primeira impressão que tive ao sentir Tubereuse Nue de Tom Ford foi a de uma extravagância floral que retornava ao básico do gênero. De certa forma isso sempre fez parte do sucesso do estilista: pegar um conceito olfativo clássico, prestar uma homenagem a ele e repaginar em uma ideia extravagante e espalhafatosa. E a flor da Tuberosa é perfeita para esse propósito.

Com um perfume que significa Tuberosa Nua, a ideia aqui de Tom é conjurar pétalas frescas de Tuberosas e Jasmins que acabaram de florescer à noite. É importante destacar o jasmim nesse caso pois o estilista está fazendo uma homenagem aos florais brancos e gigantescos da década de 80, capturando toda a sensualidade erótica e extravagante que une o jasmim à tuberosa, visto que ambos possuem até mesmo na natureza facetas olfativas em comum.

A fragrância é um grande pedestal de flores brancas e opulentas, como se o estilista tentasse utilizar a melhor qualidade possível das mesmas sem muitos adornos ao redor, como se de fato estivessem desnudas. Há aqui o uso da pimenta timur para trazer um leve aspecto picante e fresco ao passo que a presença do musk e do akigalawood sustentam o aroma carnal das flores brancas e dão a elas um fundo amadeirado e com facetas de musk aconchegante, um musk que fica na contradição entre o limpo e o carnal. Tubereuse Nue consegue uma interessante proeza de ser ao mesmo tempo um perfume minimalista em sua execução da temática e maximalista na potência de suas desnudas flores brancas.