19 de ago. de 2021

Hermès Un Jardin Sur La Lagune - Avaliação do Perfume


Adquira o decant com 7% de desconto usando o cupom PERRELLA7: 

Quando se cria uma coleção há implicitamente algum conceito ou história sendo contado pelos elementos que são selecionados para fazer parte dela. Boas coleções conseguem manter esse coerência ao longo dos anos, sendo capazes de expandir seus horizontes sem deixar de lado a temática principal. E algumas marcas acabam optando por separa em capítulos as coleções justamente para serem capazes de trabalharem conjuntos distintos de fragrâncias com a mesma temática.

Para mim esse é o maior problema do Hermès Un Jardin Sur La Lagune. Criado em 2019 pela perfumista Christine Nagel Sur Lagune segue a história da exploração olfativa dos Jardins, começada pela Hermès e por Jean Claude Ellena em 2003. O problema é que Nagel opta por um estilo mais voluptuoso e robusto de fragrância que destoa muito do resto da coleção.

Inspirado em Veneza e nos jardins Secretos Sur La Lagune ficaria perfeito em um capítulo da coleção jardins que tratasse de jardins exóticos ao redor do mundo. Seu estilo casa bem com isso, trazendo o lado sensual das flores brancas de uma maneira clássica e inesperada. Ao mesmo tempo a fragrância inova em suas notas e detalhes com um propósito bem claro.

A saída tem um aroma mais verde, seco e levemente salgado, caracterizado pelo aroma da salicórnia e pela nota oceânia. Ela conduz a um corpo floral que combina o floral clássico e cremoso da magnólia com um lírio mais encorpado, voluptuoso e indólico. O pitosporum completa o jardim de flores brancas trazendo um aroma que remete a uma flor de laranjeira mais amarga e densa. O fundo não é evidente, servindo mais para contribuir com um aroma amadeirado, almiscarado e salino que sustenta esse jardim secreto de flores sensuais e puras. Certamente é uma fragrância bem feita, mas que merecia ter uma história à parte da qual é colocada e que não se encaixa na coleção proposta.