19 de ago. de 2021

YSL Y LIVE - Avaliação do Perfume


Adquira o decant com 7% de desconto usando o cupom PERRELLA7: 


Os perfumes de uma grife tem sido administrados como álbuns de sucesso dos artistas da música. É possível pelo menos alguns lançamentos quando uma fragrância emplaca: após a versão EDT é comum vir uma EDP, uma versão Parfum e pelo menos uma versão mais fresca/luminosa/cítrica.

A criação Y foi lançada em 2017 pela Yves Saint Laurent para o público masculino da geração Y. Após o sucesso da EDT tivemos em 2018 a versão EDP, que se mostrou ainda mais bem sucedida e popular. Em 2019 a marca trouxe ao mercado uma versão denominada Y Live, uma que não põe o frescor em evidência na descrição mas se encaixa justamente nesse espaço já esperado.

A própria pirâmide olfativa e dinâmica na pele corrobora com isso. Y Live é simplificado em seus elementos,as notas de base sequer são listadas na pirâmide olfativa e marca enfatiza os elementos cítricos, florais e aromáticos da composição. 

Ainda que seja listado flor de laranjeira na saída isso se mostra mais uma imprecisão de marketing do que um fato olfativo. A abertura traz mais o frescor cítrico da bergamota e o aroma meio picante do gengibre, enfatizando suas nuances de limão. Até há algo floral na evolução, porém de maneira limpa, remetendo mais ao cítrico do neroli do que à laranjeira de fato. Logo em seguida surgem os elementos aromáticos da sálvia e do zimbro, este último acrescentando um toque especiado seco à ideia. A base parece ter sido simplificada, reduzindo drasticamente as nuances ambaradas mais agressivas e focando mais em um amadeirado musk, algo limpo, transparente e quase invisível. Y Live não é mais intenso que a versão EDT, funcionando mais com uma versão mais fresca da mesma, para ser usada em abundância no verão e em dias quentes.