2 de ago. de 2021

Jazeel Ghala - Avaliação do Perfume


Agradecimento especial à Kenia Ferreira, que me enviou uma amostra dessa fragrância e me apresentou a marca. Encomendas podem ser feitas com ela pelo instagram:


Jazeel é uma marca de perfumes árabes que se destaca pelas outras com uma abordagem que parece favorecer qualidade a quantidade e tradição à inovação. Com um nome que significa 'A Força de Deus' a Jazeel possui apenas 5 perfumes em seu catálogo, sendo um deles o luxuoso Ghala.

A ideia em Ghala é criar em perfume uma poema místico, um que represente a união de duas almas. Certamente essa é uma união extraordinária, uma que combina qualidades raras e premium de essências como agarwood, rosa e ambergris. E por isso não é um perfume para os iniciantes no mundo do agarwood ou dos que estão acostumados a ideia ocidentalizada da resina e da madeira.

Ghala abre com um oud complexo, com nuances medicinais, animálicas e amadeiradas. Seu nobre aroma combina-se a uma rosa com nuances de gerânio e açafrão. Aos poucos o lado mais mineral surge, com um incenso resinoso misturando-se ao lado salgado e levemente animálico do ambergris. A faceta mais pesada e intensa do agarwood vai aos poucos suavizando e abrindo espaço para uma base amadeirada aconchegante onde sândalo, patchouli e vetiver dão um aroma de lascas de madeira negra à composição.

Certamente Ghala vale o preço que é cobrado, porém é um perfume raro e como todo perfume raro exige paciência para ser entendido e apreciado. Sua fusão de almas olfativas funciona melhor em dias de frio, onde a sinfonia de seus raros elementos acontece de maneira lenta e mais delicada na pele.