3 de ago. de 2021

Guerlain Shalimar Philtre de Parfum - Avaliação do Perfume


Agradecimento especial à Kenia Ferreira, que me enviou uma amostra dessa fragrância e me apresentou a marca. Encomendas podem ser feitas com ela pelo instagram:


Oficialmente Shalimar completará 100 anos de lançamento em 2025 mas em 2021 sua fragrância já é centenária. Isso se deve a uma disputa judicial que ocorreu entre 1921 e que permitiu a marca somente lançá-lo com o nome correto em 1925 na famosa Exposição Internacional de Artes Modernas Industriais e Decorativas.

Mas é possível perceber que Philtre de Parfum já é um preparativo da marca para commemorar os 100 anos de existência de uma das fragrâncias que definiu o que foi então chamado na época de perfume oriental e atualmente rebatizado para Amber Vanilla. Com essa nova versão a marca procura reintroduzir o clássico aroma para quem ainda não conhece ao mesmo tempo que atualiza o legado de Shalimar para novos tempos, novos materiais e novas preferências olfativas.

Thierry Wasser descreve Philtre de Parfum como uma re-orquestração dos ingredientes originais de Shalimar sob uma nova luz de maneira a exaltar a sensualidade da fragrância. É uma descrição fidedigna  pois de fato Philtre de Parfum mantém o contraste entre a overdose de baunilha e bergamota como o centro da composição e põe a luz sob as notas atalcadas de uma maneira que elas mantenham o luxo e sejam contemporâneas.

Para os que se preocupam que a Guerlain tenha cedido aos tempos modernos, fiquem tranquilos: Shalimar Philtre de Parfum é Shalimar em sua essência. Ainda temos a overdose vanila e bergamota criando um aroma que faz um contrate entre uma doçura cremosa e adulta e um aroma cítrico, fresco e de nuances aromáticas. Ainda temos um corpo floral aromático com a lavanda e a coumarina dando suporte a bergamota  e fazendo a ponte entre o frescor elegante a sensualidade balsâmica clássica da baunilha - essa não é uma baunilha açúcarada, é uma baunilha mais adulta. A nova luz que é dada ao shalimar acontece devido a maior ênfase da iris, que confere um lado atalcado que já existia no original e que é ressaltado aqui. A iris tem maior protagonismo e confere elegância e um toque retrô à fragrância, ocupando um espaço maior que seria das resinas balsâmicas e das nuances animálicas. Elas ainda estão aqui, porém acabam indo para um segundo plano para que iris, baunilha, bergamota, lavanda e coumarina possam brilhar.

No fundo não há diferenças drásticas nessa fragrância, mas elas não seriam necessárias. Shalimar sempre vendeu muito pela harmonia atemporal e pelos esforços da Guerlain de sempre se manter fiel a sensualidade e exuberância dos aromas usados. Assim como o amor que o inspirou Shalimar é eterno. Em PHiltre de Parfum ele apenas ganha uma nova roupagem, mantendo sua essência.