1 de fev. de 2023

Joop What About Adam - Avaliação do Perfume


Família Olfativa: Amadeirado Aromático

Lançado em: 1992

Descrição da marca:

N/D

Notas:

As notas de topo são Folha de Tomate, Toranja, Hortelã, Cássia e Limão verdadeiro ou siciliano; as notas de coração são Lavanda, Gerânio, Sândalo e Cedro; as notas de fundo são Baunilha, Musgo de Carvalho, Vetiver e Ládano.

Uso Diurno ou Noturno? Diurno

Quais Estações do ano se encaixa melhor: Verão

Longevidade percebida: duradouro

Rastro percebido: leve a moderado

Avaliação técnica da fragrância:

What about Adam é um perfume que foca no aspecto aromático tanto de suas ervas como das frutas cítricas utilizadas, criando um contraste com uma base amadeirada elegante e com um leve toque ambarado. Na saída temos um aroma herbal fresco e interessante devido a presença da folha de tomate, que remete a gálbano aqui. A hortelã acrescenta um herbal levemente mentolado que é acompanhado de um herbal levemente frutado da folha de cassis. A Toranja e o limão siciliano equilibram as folhas e dão um cítrico com uma leve doçura e acidez. A evolução apresenta um corpo clássico de um perfume aromático, flertando com o fougere: lavanda bem fresca em contraste com um gerânio discretamente floral, verde e mentolado. Conforme evolui para a base percebe-se um fundo amadeirado macio, onde o aspecto mineral do vetiver e do cedro ganham corpo com um sândalo mais seco. Baunilha e ládano parecem sugerir um leve aspecto ambarado e adocicado e arredondam o perfume junto com a presença macia do musgo de carvalho.

Opinião pessoal da fragrância:

What About Adam é um desses perfumes desconhecidos da década de 90 que entrega uma fragrância muito a frente de seu tempo e muito bem composta. A perfumista é a Calice Becker, o que não me surpreende dado a qualidade técnica que é entregue. Um perfume onde a Joop parece sair de sua zona de conforto extravagante e explorar outros estilos mais frescos e fáceis de usar. Ainda sim temos aqui um perfume com um toque Joop de ser, com uma combinação nada usual na época para um perfume masculino: folha de tomate, folhas de cassis e hortelã. Com o estilo aquático dominando a década de 90 é fácil ver como esse perfume verde, fresco e agradável infelizmente passou batido. Porém ainda hoje se bem conservado seu aroma continua muito harmonioso e agradável, vale a pena investir em um frasco.