5 de abr. de 2023

Memória Olfativa - Fábio Navarro e Natura Due

 


O perfume Natura Due marcou uma época muito importante da minha vida. Eu ganhei ele de presente de aniversário de uma tia muito querida no momento que começava a explorar a perfumaria e formar o que seria o início da minha coleção e da minha paixão. Olhando em retrospecto seu aroma não era exatamente o estilo de um garoto de 15 anos mas eu me apaixonei por seu cheiro elegante, por seu frasco sofisticado e sua fragrância versátil o suficiente para ser utilizada tanto para ir para a Igreja (que era minha vida social) como para ir para a escola (meu dia-dia).

O que eu nunca esperava talvez é que minha vida estaria tão ligada futuramente com o criador do que é um dos melhores perfumes já feitos pela Natura. Desde que eu voltei para as redes sociais em 2014 eu adicionei o Fábio Navarro no Facebook, mas meu contato e amizade com ele só floresceria alguns anos depois, em 2018, um ano inclusive que marcou muitas mudanças em minha vida. De certa maneira o meu contato, amizade e proximidade com o Fábio foi tão dual quanto o nome do perfume que ele concebeu para a Natura com tanta maestria.

Um dos momentos que ficaria marcado na minha memória como chave no relacionamento de amizade que pude construir com o Fábio foi quando tive a oportunidade de participar em um dos seus encontros perfumados. Nesse dia pude ver sua paixão e conhecimento pela perfumaria de uma maneira mais próxima e pude interagir e se aproximar ainda mais de meu amigo. E foi nesse encontro inclusive que surgiu a memória olfativa a qual eu passaria a associar o Fábio, o perfume L'Eau d'Issey Pour Homme. Assim como o Fábio esse é um dos perfumes aquáticos mais intrigantes já lançados: sua saída aquática pode parecer fresca, leve e parte das tendências porém ela esconde uma elegância amadeirada que é poderosa e ao mesmo tempo bem sensual pela maneira como as especiarias são trabalhadas. É um perfume cheio de facetas, complexo, diferente a cada ocasião e que te demanda intimidade para que seja de fato desvendado.

Aos poucos fui vendo em várias oportunidades o como meu amigo é justamente assim também. Por trás do gentleman e do profissional de perfumaria há uma pessoa complexa, interessante, equilibrada mas poderosa. E além de tudo uma pessoa muito talentosa e com bom gosto: ao conseguir novamente um frasco do Natura Due e descobrir que o criador foi o Fábio Navarro pude perceber o como em Due o Fábio fez um trabalho de elegância e de homenagem ao seu perfume favorito, trabalhando com nuances e contrastes presentes no L'Eau d'Issey Pour Homme de uma maneira minuciosa para que a similaridade sumisse e restasse no final uma essência dualística de sofisticação e agradabilidade. Meu amigo se colocou com maestria e intimidade em um perfume que ficaria para sempre na minha história e na de várias pessoas como um dos melhores perfumes já lançados pela perfumaria nacional.