5 de abr. de 2023

Memória Olfativa - Mário Torri e Thera Cosméticos Lotus

 


As pessoas assim como os perfumes não apenas criam para nós memórias olfativas mas também contam narrativas que muitas vezes levam à essas memórias inesquecíveis. E elas podem brotar de onde menos esperarmos, até mesmo de algo que podemos a princípio enxergar com preconceito.

Eu conheci o Mário Torri pelo facebook, participando de grupos de perfumaria. A princípio tivemos algumas interações em tópicos de discussão que me mostraram no Mário uma pessoa com um conhecimento técnico profundo e difícil de ser facilmente encontrado. Isso despertou minha curiosidade para conhecê-lo mais e começarmos uma amizade.

Tive chance de sentir primeiramente uma de suas fragrâncias autorais, o perfume Nise, e ver uma fragrância muito bem construída. Mas a chance mesmo de conhecer o Mário pessoalmente se deu em belo evento que foi organizado pelo Itálo Pereira e pela Vanessa Brandão. Nesse dia era meu aniversário, eu não podia ficar até tarde por isso apenas tive uma chance de dar um abraço no meu amigo e conversarmos rapidamente. E o Mário esse dia usava uma fragrância masculina muito elegante, com um rastro suave mais perceptível. Era o perfume Lótus, sua versão para o sucesso Aventus.

Depois desse dia marcamos um café para conversarmos e pude então de fato conhecer o Mário de verdade: antes é como se eu apenas tivesse "sentido" ele na fita olfativa e agora o observava plenamente "na pele". Vi em meu amigo uma pessoa humilde, batalhadora, uma pessoa que tinha passado por diversas lutas na vida e que mesmo nas maiores dificuldades conseguiu se reerguer. Vi em meu amigo Mário um grande amor pelo que ele fazia, um carinho e uma preocupação em trazer uma perfumaria acessível a todos e com a melhor qualidade que ele poderia entregar. Vi que isso ia além de um negócio, que tinha um propósito de trazer um pouco de alegria no formato de perfume para as pessoas, mesmo que elas não tivessem muito para investir nisso.

O Mário foi uma das pessoas que me fez olhar a perfumaria de contratipos com outros olhos. Eu tinha preconceitos em relação a esse setor, como muitas pessoas tem. Mas ao conhecer melhor a Thera e ao conhecer o Mário eu vi uma honestidade, pureza e compromisso com a perfumaria que não é diferente de uma perfumaria autoral, de nicho, artesanal ou exclusiva. Vi uma paixão e uma dedicação no que era feito que é algo nobre e muito lindo de se ver. E vi um amigo tão especial que seria impossível não ficar encantado e não ter uma memória dedicada a esse amigo que me fez ver o mundo da perfumaria com outros olhos.