5 de abr. de 2023

Memória Olfativa - Silvana Perrella e Shalimar Cologne

 


No dia de hoje (1 de março 2022) minha mãe faz aniversário e me vi inspirado a dar de presente para ela um texto especial, mais uma memória olfativa da qual ela é protagonista. Certamente a criatividade e o prazer pela escrita eu herdei dela com suas belas poesias e histórias infantis criativas.

Shalimar Cologne me faz de certa maneira pensar em um elo infantil com a minha mãe. Não é uma memória de criança que eu tenho, visto que minha mãe passou a apreciar o Shalimar quando dei a versão Cologne para ela em um momento que eu já era adulto e colecionador de perfumes. Mas há algo na maneira como esse perfume emana na pele da minha mãe que me traz justamente o aconchego e amor.

É uma versão diferente do amor que a narrativa de Shalimar propõe mas não deixa de ser um dos amores mais puros e resistentes que existem - o amor do filho pela sua mãe e vice-versa. É conhecido que a baunilha é muito apreciada visto que seu químico aromático vanilina remete a memórias inconscientes do aleitamento materno. Na versão Cologne a lavanda do Shalimar também se comporta na pele de minha mãe como um aroma de lavanda infantil, algo aconchegante, inocente e tenro.

Minha mãe é de Peixes e certamente esse amor tenro, inocente e aconchegante representa uma de suas inúmeras facetas. Nesse momento eu me encontro já com 34 anos e minha querida mãe já está em seus 61 anos. Mas ao pensar e sentir Shalimar Cologne ainda me sinto como um pequeno menino acolhido pelo amor de sua mãe.