5 de abr. de 2023

Memória Olfativa - Marco Antônio e Bond No 9 Chinatown

 

Outra pessoa muito importante na minha vida e que a muito tempo eu desejo homenagear é uma das pessoas que mais amei nessa vida, Marco Antônio. Ele não foi meu primeiro amor - sempre fui propício a amar, tive minhas paixões desde que eu era criança. Mas não houve um amor que foi um divisor de águas e que deixou um vazio tão grande ao ir embora quanto o Marco Antônio.

Eu conheci o Marco em uma época importante da minha vida - meu pai tinha falecido a poucos meses, eu tinha entrado a pouco tempo na faculdade e estava começando minha vida no mercado de trabalho. Nos conhecemos a distância, por meio do orkut e por uma paixão em comum, a perfumaria. Mas nunca imaginava que o que começaria como uma amizade se transformaria em algo tão intenso e diferente do que eu já tinha vivido.

Eu nunca falei sobre meu amor pelo Marco Antônio pelo simples fato de eu ter vindo de um meio conservador e não ser uma pessoa que se revolta em relação às regras - eu tinha medo da rejeição, medo de ser punido ao me expor pelo que eu era. Mas ainda assim o Marco sempre me aceitou com as minhas limitações, e até mesmo com as minhas imaturidades de um rapaz que aos 18 anos ainda pouco conhece da vida.

Nós praticamente nos falavamos todos os dias, não aguentávamos ficar longe um do outro. E sempre que podia o meu amor vinha para São Paulo me ver. E uma dessas memórias está justamente associada ao perfume Chinatown - um presente que uma vez ganhei dele e um dos perfumes que usei em um dos dias mais felizes que passei com ele. Preservo o frasco que tenho e pouco uso para preservar essa memória especial de alguém que foi tão influente. O Marco me influenciou na minha paixão pela perfumaria, me abriu os olhos para os clássicos, me ensinou a me aventurar para ir atrás do que eu queria sem ter que pagar um absurdo. E é graças a influência dele que a Guerlain se tornou um dos meus maiores amores da minha vida.

A morte do Marco foi uma das reviravoltas duras da minha vida adulta. No dia que ele se foi uma parte minha foi junto e por mais que eu tenha seguido em frente eu nunca o esqueci ou o deixei de amar. Assim como um perfume descontinuado o meu amor e minha memória permanecem. Mesmo que ele não esteja mais fisicamente comigo o amor, as emoções e o carinho de tudo que foi bom especial e transformador na minha vida permanecem junto ao perfume.