5 de abr. de 2023

Memória Olfativa - À Mestra Ane Walsh, Floresta Negra

 


O processo de criação de um perfume pode ser algo padronizado dentro da indústria, como um projeto com seus requisitos, equipe envolvida e vários testes até chegar ao resultado final. Mas a criação também pode ser algo mágico e artístico, fruto de ideias que surgem em momentos de ócio e que ganham forma nas mãos habilidosas de um artista.

A ideia para a criação de um perfume surgiu a partir do comentário de uma amiga que eu tinha na época, Simone, que ao provar o perfume L'Heure Defendue da Cartier disse que ele remetia ao aroma de bolo floresta negra da Ofner. Um dia enquanto pendurava roupas no varal me peguei pensando no conceito de um perfume. E se fosse possível fazer um conceito que brinca com a ideia do Floresta Negra? Um perfume onde o aroma de cacau amargo e a doçura das amêndoas nos conduz para dentro de uma floresta mágica e densa de diversas madeiras?

Eu tinha a ideia, mas não tinha os talentos como perfumista para executá-la. E aí entra minha amiga Ane Walsh, professora de perfumaria natural, conhecedora de sintéticos e uma grande mestra na arte da perfumaria. Sempre me senti abençoado e sortudo com o feminino e sempre admirei o como o processo de criação e criatividade flui de maneira natural com a mulher. Para mim, colaborar com a Ane Walsh foi suave, com ela sendo capaz de levar minhas ideias a um nível de detalhes e riqueza que eu mesmo não esperava.

Como uma maga dos aromas, minha amiga Ane me deu o aroma da minha floresta negra - uma cereja suculenta, um toque de açúcar e a quantidade certa de cacau amargo. O perfume entregue trouxe a profundidade das madeiras da minha misteriosa e mágica floresta, sendo capaz de unificar o gourmand com o amadeirado, resinoso e oriental. O Resultado foi mágico e fantástico, algo que só acontece quando uma ideia criativa é entregue nas mãos de uma pessoa habilidosa e uma amizade e conexão profundas resultam disso. É um privilégio ter esse momento na minha jornada perfumista com uma mestra artesã que tanto conhece e que é capaz de trabalhar muito bem com boas ideias. Sou eternamente grato à minha amiga Ane e considero uma honra poder ter sido seu seu aluno e colaborador.